Notícias da Diocese › 17/09/2014

Movimento de Schoenstatt completa 100 anos

Era um dia de outubro como muitos outros em 1914. Mas para os jovens seminaristas do Seminário Palotino de Schoenstatt, em Vallendar, no vale do Rio Reno, na Alemanha, seria um dia inesquecível. Há alguns meses, tinham se consagrado a Nossa Senhora como membros da Congregação Mariana, orientados pelo Diretor Espiritual dos seminaristas, o jovem sacerdote José Kentenich.

Para motivá-los e para terem um lugar só deles, os congregados reformaram a antiga capelinha de São Miguel, que ao longo dos anos fora abandonada e transformada em depósito de ferramentas de jardinagem, para ser o seu lugar de encontro entre si e com Deus. Mas, o jovem Diretor Espiritual tinha em mente algo muito maior: UMA ALIANÇA DE AMOR COM MARIA.

O início de uma grande Obra

No dia 18 de outubro de 1914, ao inaugurarem a capelinha da Congregação, que se tornaria o Santuário Original de Schoenstatt Pe.Kentenich disse: “Gostaria de transformar esse lugar num lugar de romarias e de graças para nossa casa, para toda a Província Alemã e para mais além. Todos os que aqui chegarem para rezar, terão de experimentar as magnificências de Maria e confessar: Aqui é bom estar!” E ainda: “Esta capelinha deverá ser para nós o berço da santidade. Esta santificação fará suave violência à nossa Mãe celestial e atraí-la-á para junto de nós.”

100 ANOS IIEste pequeno grupo de jovens seria o início de uma grande obra, a Obra Internacional de Schoenstatt, hoje presente nos cinco continentes com os seus diversos ramos: sacerdotes, Irmãs, famílias, juventude masculina e feminina, etc.). Além disso, alcança milhões de pessoas por meio dos cerca de duzentos santuários da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que são cópias fiéis do Santuário Original, permitindo um vínculo direto com o lugar sagrado onde nasceu o Movimento de Schoenstatt. O Movimento é muito conhecido também pelas milhares de imagens peregrinas da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt – Mãe Peregrina – que visitam milhões de famílias no mundo inteiro.

Indulgência plenária

Em vista da importância do Centenário da Aliança de Amor, o Santo Padre o Papa concedeu indulgência plenária em todos os Santuários de Schoenstatt, durante todo o Ano Jubilar, que vai até outubro de 2014, para todos que, estando em estado de graça, participarem da santa Missa e rezarem nas intenções do Santo Padre, invocando no Santuário a Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

[box_dark]

Diocese em festa

Para festejar os 100 anos do Movimento, a coordenação da Mãe Rainha marcou dois importantes momentos:

Dia 18 de outubro, às 18h, Adoração, seguida de Missa, na Catedral de São Dimas, em São José dos Campos.

Dia 29 de novembro – Missa em Ação de Graças, presidida por Dom Cesar Teixeira.

[/box_dark]

Instituído o Dia da Aliança de Amor no Estado de São Paulo

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, institui o dia 18 de outubro, de cada ano, a partir de 2014, como data comemorativa, Dia da Aliança de Amor.

Portanto, pela Lei Nº 15.462, publicada no Diário Oficial, em 18 de junho, a data 18 de outubro entra no calendário oficial de todo o Estado de São Paulo como Dia da Aliança de Amor.

PICT9226A presença da Aliança de Amor

O estado de São Paulo é composto por 43,6 milhões de pessoas – 21% da população brasileira. Desses milhões de paulistas, cerca de 1.200.000 famílias recebem a visita da Mãe Peregrina de Schoenstatt, soma-se a isso os diversos schoenstattianos que pertencem aos ramos da Obra e os milhares de peregrinos que não recebem a Mãe Peregrina, mas que frequentam os Santuários.

Em São Paulo há quatro Santuários – lugares de graças e centros da espiritualidade de Schoenstatt – dois na cidade de São Paulo (Jaraguá e Vila Mariana), em Araraquara e em Atibaia. O Santuário de Atibaia é o mais visitado entre os 200 santuários filiais espalhados pelo mundo, recebendo, em média, 170 mil pessoas por ano.

Em nível nacional, cerca de 4.200.000 famílias recebem a Mãe Peregrina, isso sem contar os inúmeros que pertencem aos ramos do Movimento: Institutos, Uniões e Ligas. A cidade de Londrina/PR, no calendário oficial, celebra 2014 como ano da Aliança de Amor e Confins/MG tem o dia 18 de outubro como feriado municipal, devido a importância do Movimento Apostólico de Schoenstatt no local.

[box_light]

A Diocese de São José dos Campos tem cerca de 3 mil capelas da Mãe Peregrina. Cerca de 90 mil casas são visitadas todos os meses pela “Mãe Rainha”

[/box_light]