Notícias da Diocese › 27/03/2013

Paróquia Nossa Senhora do Rosário celebra dedicação do novo Altar

Em uma bonita celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Moacir Silva, no último dia 14 de março às 19h30, a comunidade paroquial de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Tesouro em São José dos Campos, celebrou a dedicação do altar de sua igreja matriz.

O altar cristão é, por sua natureza, a mesa do sacrifício e do banquete pascal; é a ara própria onde o sacrifício da cruz se perpetua sacramentalmente; é a mesa onde os filhos e filhas da Igreja se congregam para dar graças a Deus e receber o Corpo e o Sangue de Cristo.   Em todas as igrejas o altar é o centro da ação de graças que se realiza pela Eucaristia; é sinal do próprio Cristo!

Segundo o pároco, Pe. Eduardo Fraga e Silva, a ereção a Deus do novo altar, bem como  sua solene dedicação, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, se fundamenta numa tríplice, e muito particular, motivação.   Em primeiro lugar, a centralidade da eucaristia na vida da comunidade, dignificando ainda mais o lugar da celebração do sacrifício eucarístico, ao redor do qual se dá o desenvolvimento da própria Igreja. Em segundo lugar, a observância ao Código de Direito Canônico (Cânones 1235 – 1239) que expressa a conveniência de que em toda igreja haja um altar fixo, dedicado de acordo com os ritos prescritos nos livros litúrgicos.   Em terceiro lugar, construção e a dedicação do novo altar se dá no contexto das festividades do Ano Jubilar Paroquial (18/12/2012 – 17/12/2013), quando celebramos os 25 anos de instalação da Paróquia.

Nesta mesma celebração, Dom Moacir instituiu, e também renovou, os ministérios extraordinários da comunhão eucarística e do consolo e da esperança, para o serviço da paróquia, passando a mesma a contar agora com 60 ministros extraordinários da comunhão, dos quais 14, também ministros do consolo e da esperança.