Artigos › 30/03/2016

Páscoa: ver e fazer o novo acontecer!

Que maravilha poder acompanhar os passos de Jesus em Sua Paixão por nós!

A palavra paixão é tão forte, evoca sentimentos nobres e razões que o próprio coração desconhece. Mas às vezes, como diz o cantor, é preciso deixar falar a voz do coração.

Olhando para todo o sacrifício de Jesus por nós, perguntamo-nos: “Precisava de tudo isso?” O amor quis assim, para que nenhuma dúvida permanecesse. Não estamos sozinhos no caminho da história; Aquele que nos criou nos ama e está conosco.  Sua presença se faz sentir, Seu amor se faz ver e ouvir.

O Mistério Pascal de Jesus, Sua Paixão, Morte e Ressurreição, é nossa força maior, nossa fonte comum de energia e de vida.  Na Páscoa do Senhor, nós nos reabastecemos para as venturas da vida e da fé.

Como Pedro e os demais apóstolos, que viram o Ressuscitado; como Maria de Magdala, que se encontrou com o Senhor no jardim da nova humanidade; como os discípulos de Emaús, que firmaram sua amizade com o Mestre; como Maria em Pentecostes, a plena de graça, queremos manifestar nossa irresistível paixão por Jesus, correspondendo a esse amor tão grande que nos resgatou.

A maior homenagem que prestamos ao Ressuscitado é o compromisso de servir como Ele serviu, de amar como Ele amou, de abrir o coração para os irmãos, a começar dentro de nossas casas, mas também na comunidade e na sociedade.

Um mundo melhor é possível! A manhã da Ressurreição se perpetua na vida dos que creem e celebram com a vida! A um Deus pleno de ternura, vai nossa ternura no servir e no construir o Reino por Ele sonhado!

Páscoa é passagem da morte para a Vida! Páscoa é a morte da morte! Páscoa é vitória, é esperança, é Vida na vida, é Vida da vida! É História de Vida!

Pessoas que passam pela Páscoa tornam-se pascais, partidárias da Vida, comprometidas com um mundo melhor, com transformação em si e na vida das pessoas, com transformação em suas casas e na sociedade.

Não dá para celebrar a Páscoa e sair dela como se nada tivesse acontecido. O melhor aconteceu! O maior ato de amor de um Deus, que se encarnou, se tornou história! E essa história continua em nós e por nós!

Vale a pena comprometer-se com a mensagem da Páscoa! Vale a pena acreditar que a Vida impera sobre a morte! Vale a pena crer que os sinais de vida são mais fortes que os sinais de morte!  Mas, a vida depende de nós!

Celebrar a Páscoa na concretude da vida significa transcender locais de morte e fazer brotar neles e deles a Vida!

Como está a sua casa, a sua família? É possível o novo acontecer, a vida melhorar? Sim, é possível, a partir de você. Não espere dos outros.

Para ser Páscoa no mundo, antes precisa ser Páscoa em você. Mude em você o que precisa ser mudado, transformado. Assim, a vida vai florescer. É assim que a história se renova!

Sua vida profissional está complicada? O momento diz que “o mar não está pra peixe”? Escute a voz Daquele que é nossa Páscoa. Lance novamente suas redes. Tenha confiança. A pesca se dará, a vida sairá das tempestades e da agitação. A fé nos diz que renovar é preciso, que esperar é necessário, e que o novo se dará. Acredite de novo! Lance as redes, se lance, sem medo de ser feliz!

A situação do mundo, do país, não dá sinais de mudança? Seja você o sinal e o ponto de partida. Reflita, creia, aposte, transforme obstáculos em desafios e vença-os. Assim, a Páscoa acontecerá todos os dias.

O mundo precisa de Páscoa e de pessoas pascais que façam a diferença. Você pode fazer a diferença!

Seja Páscoa de verdade em todos os âmbitos de nossa vida. Que, por nós, Cristo, nossa Páscoa, chegue a tantos corações!

Carregue nos bolsos e na alma as sementes de Vida nova. Não se canse de crer e de esperar, não se canse de caminhar e de semear!

Aquele que criou você acredita no seu potencial. Por isso, apostou a Vida de Seu Filho em você!

Pe. Rinaldo Roberto de Rezende
Pároco da Catedral de São Dimas

1 Comentário para “Páscoa: ver e fazer o novo acontecer!”

1. Muito bom Padre, viver a semana Santa no ano da Misericórdia não podemos sair da mesma forma como entramos, Jesus é apaixonados por nós.