Notícias da Diocese › 07/04/2016

Pascom lança Escola Diocesana de Design

Elaine Rodrigues | Pascom SJC

A Pastoral da Comunicação de São José dos Campos (Pascom SJC) realiza nesta sexta-feira (8) a aula inaugural da Escola Diocesana de Design “Creatives Dei”. Em uma iniciativa inovadora, a escola irá oferecer cursos de extensão livres voltados à formação de designers e agentes criativos para atuar nas paróquias da diocese.

A primeira turma recebe 45 alunos que irão aprender noções básicas do trabalho criativo das agências de publicidade e capacitação para desenvolver, por meio de diversas técnicas e softwares, artes de boa qualidade na criação de revistas, jornais, mídias online, entre outras.

“Há muito tempo é nítida a necessidade de explorar mais estes dois campos tão ricos em cultura e diversidade: a Igreja Católica e o universo do design. Se juntarmos ainda o advento das novas mídias, a qualidade crescente dos materiais de comunicação no ambiente secular e a facilidade de acesso aos recursos, a decisão de abrir a escola se mostra bem vinda” afirma Daniel Borges, coordenador da Creatives Dei.

Para o coordenador da comissão diocesana da Pascom SJC, Marcos Nogueira, a escola é uma estratégia fundamental. “O mundo é digital, quase 80% das pessoas acessam a internet através do celular e o designer tem uma importância central neste universo”, destaca.

A Escola de Design é um projeto desenvolvido pela Pascom SJC com o apoio da Faculdade Bilac. Com formato rápido, outros módulos serão desenvolvidos para capacitar cada vez mais os agentes paroquiais. Os alunos investiram R$ 150 no curso que dura cerca de três meses.

“Sendo um curso de curta duração, com certeza haverá a oportunidade de novas turmas, principalmente porque contamos com o apoio da estrutura e disponibilidade da Faculdade Bilac e com a qualidade dos professores que atuam na área de design”, lembra Borges.

Na visão pastoral da Igreja, o lançamento da escola também é importante. “Essa formação vai ajudar nossos agentes a evangelizar com mais eficácia. Os desafios de evangelizar são grandes, por isso precisamos estar preparados para levar a palavra de Deus em todos os meios, principalmente nos meios de comunicação. Acredito que essa formação irá ajudar a igreja nesse sentido de atrair os olhares para o evangelho”, avalia o padre Francisco José da Silva (Pe. Chicão), assessor diocesano da Pascom.

Para o assessor, a escola de design está nascendo em um momento propício. “Vai capacitar nossos agentes de pastoral para evangelizar, para servir a igreja. Essa escola não se trata de um curso para capacitar profissionais para o mercado de trabalho. Mas para capacitar homens e mulheres que se dispõe a evangelizar por meios de comunicação”, finaliza padre Francisco.

As aulas acontecem todas as sextas, à partir das 18h30, na Faculdade Bilac, no centro de São José dos Campos. Ao final do curso todos os matriculados nesta primeira turma receberão certificado.

Saiba mais sobre a escola de design “Creatives Dei” e outras ações da PascomSJC na nossa página no Facebook (www.facebook.com/pastoraldacomunicacao).

1 Comentário para “Pascom lança Escola Diocesana de Design”

1. Andréia Rodrigues disse:

Muito boa a iniciativa, parabéns e muito sucesso a todos!