Notícias da Diocese › 26/04/2016

Pascom SJC celebra 50º Dia Mundial das Comunicações

Por Elaine Rodrigues | PascomSJC

A cada ano, no domingo que antecede a festa de pentecostes, é celebrado o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Sociais.  No aniversário de 50 anos desta festa, o Papa Francisco vem lembrar a necessidade de se buscar ‘sinergias profundas entre comunicação e misericórdia’.

Na Diocese de São José dos Campos, a Pastoral da Comunicação preparou uma grande festa, uma celebração especial que vai acontecer no dia 8 de maio, às 19h, na Igreja Sagrado Coração de Maria, na Paróquia Coração de Jesus, no Bosque dos Eucaliptos.

A missa voltada aos agentes da Pascom, aos comunicadores de São José e seus convidados, será presidida pelo Padre Joãozinho (SCJ) e contará com a presença de Ziza Fernandes a frente do ministério de música, animando a celebração.

dia dos meiosO coordenador diocesano da Pascom, Marcos Nogueira, destacou a importância do dia para animação da vida pastoral e para a renovação da missão no coração de cada pasconeiro.

“Este dia representa um ponto de unidade da pastoral com a Diocese e com a Santa Igreja. É o momento que nos reunimos para um grande objetivo, celebrarmos enquanto Pascom o Ano da Misericórdia. É o ponto alto do nosso ano, o dia mais importante para nós, o que valida e anima nossa missão”, explica Nogueira.

MENSAGEM DO PAPA – Em sua carta dedicada ao 50º Dia Mundial dos Meios de Comunicação Sociais, publicada no dia 24 de janeiro – dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas – o Papa Francisco ressaltou a relação do tema de 2016 com o Ano Santo da Misericórdia.

“Aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos. O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus”, diz o papa em um trecho da carta.

Leia na íntegra a Mensagem do Papa para o 50º Dia Mundial dos Meios de Comunicação Sociais.

Nossa Senhora da Comunicação

Ai5pnnGg-noIzSGJagxjTmU7Jj523Av-wYCeg8LnogHlA preparação para o Dia Mundial deste ano começou de maneira especial em fevereiro, com a continuação da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Comunicação pelas paróquias da diocese, iniciada no ano passado. Cerca de 40 paróquias de todas as regiões pastorais já receberam a imagem peregrina num momento de festa e reflexão sobre a missão dos comunicadores na  Igreja. Esta foi a segunda vez que é realizada a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Comunicação pelas paróquias da diocese. A primeira foi em 2013.

“A visita preparou o coração dos pasconeiros para o grande dia que viveremos agora, promoveu comunhão entre as equipes paroquiais e nos levou a refletir sobre a misericórdia de Deus neste ano especial. Tudo isso faz com que bem celebremos esse momento”, concluiu o coordenador.

A peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Comunicação será concluída na missa em comemoração ao 50º Dia Mundial dos Meios de Comunicação Sociais, onde será recebida com festa. A missa será celebrada às 19h, na Igreja Coração de Maria (Bosque dos Eucaliptos). Todos os pasconeiros são convidados e sua presença é essencial para esta festa.

Outras informações sobre o Dia Mundial podem ser acessadas na página da Pascom SJC no Facebook (facebook.com/pastoraldacomunicacao).