Notícias da Diocese › 01/06/2017

Pastoral da Acolhida reflete sobre o tema “Acolher como Maria”

Por Emerson Tersigni – Pascom Imaculada Conceição – Jacareí

Com o objetivo de reunir coordenadores e lideranças paroquiais para um momento de oração e formação com ênfase nos trabalhos eclesiásticos, a Pastoral de Acolhida promoveu, em 7 de maio, no Centro Pastoral Maria Imaculada, da Paróquia Imaculada Conceição de Jacareí, o primeiro encontro de formação a nível diocesano de agentes e coordenadores em 2017. O evento contou com palestras voltadas a espiritualidade e condução dos serviços pastorais, além de Santa Missa presidida por Padre José Vieira, assessor diocesano desta pastoral.

“Faz muita diferença ser bem acolhido quando você chega a algum lugar. É como se fosse receber uma pessoa na própria casa: se você a receber bem, a visita volta”, explica Valda Aparecida Penha da Silva, coordenadora diocesana da Pastoral da Acolhida. “Na Igreja é a mesma coisa: temos o dever de receber quem está chegando, com muito amor e carinho”, salienta Valda, que exerce suas atividades pastorais na Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade, em Jacareí.

Daniele Tavares de Campos, da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, ressalta que para acolher bem, é preciso estar bem interiormente e exteriormente. “Hoje as pessoas estão carentes. Às vezes elas chegam na Igreja precisando de um abraço, de um sorriso, e quando não estamos ali, isso faz muita diferença”, afirma a agente.

Do mesmo ponto de vista compartilha Georgina Moreira Pereira, agente da Pastoral da Acolhida da Paróquia Imaculada Conceição de Jacareí, que se sentiu tocada durante a Semana Santa e atendeu ao chamado de Deus para servi-lo por meio desta atividade. “Eu e meu esposo viemos a esta pastoral pois fomos bem acolhidos, e queremos passar isso para as outras pessoas. A responsabilidade é grande, pois Jesus acolheu bem a todos, e somos convidados a fazer o mesmo”, declara.

Para o coordenador da Pastoral da Acolhida da Paróquia Imaculada Conceição, Rafael Luis Câmara, receber um evento a nível diocesano consolida a formação de relacionamentos e o aprimoramento dos conhecimentos para servir com mais segurança. “Na acolhida temos muitas situações: desde pessoas que se sentem intimidadas em entrar numa Igreja e pessoas que passam mal na Missa, quando precisamos socorrer”, alega o coordenador, que há 8 anos faz parte desta pastoral. “Como líder, o evento me ajuda a assimilar melhor nossas funções para que isso seja repassado a toda equipe. Como pessoa, é uma experiência única de crescimento”, completa.

Para participar da Pastoral da Acolhida e contribuir com a melhor recepção dos fieis nas atividades paroquiais, bem como auxiliar nos eventos em que a comunidade realiza em prol do anúncio do Evangelho, basta procurar a Secretaria Paroquial das Igrejas de nossa Diocese, que estão a disposição e necessitam de trabalhadores para esta grande Messe.