Notícias da Diocese › 08/10/2014

Pastoral da Educação realiza encontro com professores

A Igreja, por meio da Pastoral Diocesana da Educação, numa demonstração de amor aos professores, realizou em 25 de setembro, das 19h30 às 21h30, um encontro de professores, no Instituto São José, para refletir o tema “Do Divino ao Humano”. Estiveram presentes mais de 40 mestres, com muito entusiasmo e esperança de dias melhores para a educação.

Ao desenvolver o tema, Ir. Fabiana Florêncio Cavalvante, do Instituto São José, coordenadora da Pastoral, disse que o professor, mais do que uma profissão, é um dom, uma vocação. Como profissão, é a mais nobre de todas. Todas as outras dependem dela. Como estamos cuidando desta nobreza?

Continua Ir. Fabiana dizendo que é preciso converter o nosso olhar. Olhar com os olhos de Deus. Estamos aqui para servir; fazemos parte da história da salvação. Precisamos alimentar a nossa fé, com a oração, Palavra de Deus, vivendo na presença de d’Ele. Temos uma luz no coração, para iluminar. Deus continua a criação por meio da educação. A experiência na qual se desenvolve a educação é uma experiência de luz.

Enfim, o bom educador comunica valores, sentido, entusiasmo, amor… O olhar do educador descobre a luz nas outras pessoas, nos alunos, porque se trata do olhar de um coração iluminado. Então, que luzes o professor está irradiando? Que marcas está deixando nos seus alunos? Que tipo de espiritualidade dá sentido ao seu afazer? Como você pode viver a espiritualidade e “ser mediador da luz”?

Parabéns, colegas professores! Deus guie sempre seus passos e os de seus alunos! Contamos com vocês!

Diácono José Aparecido de Oliveira