Notícias da Diocese › 18/11/2014

Pastoral da Pessoa Idosa completa 10 anos

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) convida para a celebração eucarística em ação de graças pelos 10 anos de atuação na Diocese de São José dos Campos. A missa com os agentes de todas as paróquias será no dia 23 de novembro (domingo), na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em São José dos Campos.

O trabalho na Diocese. Surgiu como gesto concreto da Campanha da Fraternidade de 2003, que refletia o tema “Fraternidade e as Pessoas Idosas” e o lema “Vida, Dignidade e Esperança”, e ficou ligada à Pastoral da Criança até 2005.  A partir deste ano tornou-se a Pastoral da Pessoa Idosa.

Atualmente, a PPI conta com 102 líderes, que acompanham uma média de 250 idosos. E está presente em 7 paróquias de Jacareí e 10 de São José dos Campos.

No Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2004 pela Dra. Zilda Arns Neumann, o objetivo principal da PPI é em “promover os direitos da pessoa idosa, sua saúde, segurança e participação, valorizando os vínculos familiares e intergeracionais, por meio de acompanhamento domiciliar.”

A PPI desenvolve sua missão por meio da ação de líderes comunitários capacitados, marcando presença entre as pessoas idosas mais vulnerabilizadas, seja por sua fragilidade física ou por situações de risco social ou familiar. Para realizar seu trabalho, a Pastoral da Pessoa Idosa conta com voluntários que após receber uma capacitação específica, passam a fazer visitas domiciliares, partilhando conhecimentos em ações preventivas, estimulando a prática de bons hábitos na área da saúde, nutrição, educação e cidadania, estimulando a sociabilidade entre gerações, evitando ou reduzindo o grau de isolamento e abandono. Estes voluntários são chamamos de líderes comunitários.

[box_dark]

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS – 10 anos na Diocese
Dia 23 de Novembro de 2014 (domingo), às 17h.
Local: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua Palmares, 895- Parque Industrial – SJC).

[/box_dark]

2 Comentários para “Pastoral da Pessoa Idosa completa 10 anos”

1. wagner de castro cordeiro disse:

vou ver se vou?tb! parabéns pra ppi

2. wagner de castro cordeiro disse:

se der eu vou!