Notícias da Diocese › 13/12/2016

PDEP em fase de conclusão

O Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral (PDEP) está em sua fase final de elaboração. Depois de mais de um ano de trabalho da ECOP (Equipe de Coordenação Pastoral), todas as lideranças da Diocese poderão conhecer o texto deste importante instrumento para a ação pastoral das paróquias, pastorais e movimentos.

Além de um resumo da história da Diocese, o PDEP apresenta a missão, a visão e os valores que nortearão a caminhada pastoral da Diocese nos próximos cinco anos. O contexto externo (oportunidades e ameaças da sociedade e do tempo em que estamos) e interno (pontos fortes e fracos de nossa Diocese) também aparecem no PDEP como norteadores de nossa auto-compreensão e dos desafios que deveremos enfrentar.

O mais importante, entretanto, são os 15 projetos estratégicos que procuram responder aos anseios e necessidades pastorais da Diocese de São José dos Campos neste momento de sua história, a partir das cinco áreas prioritárias escolhidas pela 4ª Assembleia Diocesana em 2015: Família – Projeto de Deus, Juventude, Processo Catequético formador de discípulos missionários, Dimensão Social da Fé e Ação Missionária.

A redação final do PDEP já foi apresentada aos coordenadores diocesanos de Pastorais, Movimentos e Organismos, na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, no dia 22 de outubro passado. No final de novembro foi apresentado aos padres e diáconos na reunião geral do clero e depois enviado também aos delegados da 4ª Assembleia Diocesana, bem como aos seminaristas e outras lideranças diocesanas. Após uma leitura atenta, quem ainda quiser oferecer alguma contribuição ao PDEP poderá fazê-lo.

O PDEP será aprovado na Assembleia Diocesana, agendada para 18 de março de 2017.

logo-pdep

O logotipo do PDEP

Barco: símbolo da Igreja. Neste caso da Diocese de São José dos Campos.

Vela: em destaque a cruz, sinal do Cristo Salvador. Inflada pelo sopro do Espírito Santo, que de forma invisível conduz a caminhada e a missão da Igreja.

Cor vermelha da cruz: expressa o infinito amor de Deus por todos, manifestado em todas as ações de evangelização realizadas na Diocese.

Seis estrelas: representam os seis municípios que compõem a Diocese de São José dos Campos e representam todos os diocesanos, responsáveis pela implantação do PDEP para que o barco, isto é, a Diocese, avance em sua tarefa evangelizadora.

Mar em movimento: representa a realidade cultural, social, política e econômica dentro da qual a Diocese de São José dos Campos se encontra e com a qual deve dialogar e interagir.

Foi elaborado por Pe. Thiago Domiciano Dias e Marcos Vinícius Nogueira e finalizado a partir das sugestões dos membros da ECOP (Equipe de Coordenação Pastoral).