Notícias da Diocese › 30/04/2014

Monsenhor José Roberto Fortes Palau é nomeado bispo auxiliar

O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, o Monsenhor José Roberto Fortes Palau como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

O Monsenhor José Roberto Fortes Palau nasceu em 9 de abril de 1965 em Jacareí. Cursou Filosofia no Instituto de Teologia e Filosofia “Santa Teresinha” , em São José dos Campos e de Teologia no Instituto Teológico “Sagrado Coração de Jesus” , em Taubaté. Foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1993. É mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade de Teresianum, em Roma e doutorado também em Teologia pela PUC-Rio.

No decorrer do ministério sacerdotal, sempre trabalhando na cidade de São José dos Campos, ocupou as seguintes funções: Vigário Paroquial da Paróquia “Santana” (1993); Pároco da Paróquia “São José” (1997-2000); Reitor do Seminário Teológico da Diocese de São José dos Campos (2000-2011); Vigário paroquial da Paróquia “São Bento” (2004-2011); Vigário Geral da Diocese (2005-2013). Desde 2011, pároco “Santo Agostinho”, em São José dos Campos. Também foi diretor da Escola Diaconal no período de 2005 a 2011 e diretor e professor da Faculdade Católica de São José dos Campos de 2008 até o momento.

[youtuber youtube=’https://www.youtube.com/watch?v=QvsVFDs8wQA’]

[divider]

Mensagem do Administrador Diocesano

brasao_diocese

Caríssimos diocesanos e diocesanas,

Tenho a alegria de comunicar-lhes que o Santo Padre Francisco nomeou o Monsenhor José Roberto Fortes Palau, como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Neste momento em que nossa diocese se prepara para a posse do seu quarto bispo, nos alegramos por um membro do presbitério de nossa diocese ser chamado ao ministério episcopal.

Expressamos ao Monsenhor. José Roberto nossa profunda gratidão por sua rica colaboração nesta Igreja Particular, rogando ao Senhor que o seu ministério episcopal seja muito fecundo. A capacidade intelectual do Monsenhor José Roberto, o seu zelo pela ortodoxia, bem como a sua experiência como pároco, como reitor do Seminário de Teologia e à frente de nossa Faculdade Teológica, lhe possibilitará servir muito bem a Igreja, nesta nova missão que o Senhor lhe confia.

A Sagração Episcopal do Monsenhor José Roberto, será no dia 21 de junho, às 9h30, em nossa diocese, em local a ser definido.

padre_djalma

Padre Djalma Lopes de Siqueira
Administrador Diocesano

[divider]

Comunicado do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer

Brasao_Dom_Odilo_novo

Aos Bispos Auxiliares
Ao Clero, Religiosos/as
Aos Leigos/as da Arquidiocese de São Paulo

Caríssimos,

Tenho a grata satisfação de comunicar a todos que o papa Francisco atendeu ao nosso pedido e nomeou, na data de hoje, dois novos bispos auxiliares para a arquidiocese de São Paulo:

– Monsenhor José Roberto Fortes Palau, do Clero da diocese de São José dos Campos, SP
– Monsenhor Carlos Lema Garcia, de São Paulo, do Clero da Prelazia Pessoal do Opus Dei.

O curriculum vitae de cada um deles segue logo adiante.

Demos graças a Deus por estes dois novos bispos auxiliares, que servirão a arquidiocese de São Paulo, juntamente com os outros 5 bispos auxiliares que já servem esta grande e querida Igreja metropolitana. Agradeçamos também ao papa Francisco que os escolheu e nomeou para São Paulo.

A ordenação episcopal de Monsenhor José Roberto Fortes Palau será realizada em São José dos Campos, SP, no dia 21 de junho próximo, às 09h30.

A ordenação episcopal de Monsenhor Carlos Lema Garcia será realizada na catedral metropolitana de São Paulo no dia 29 de junho às 11h00.

Desde já, convido todos a participarem das ordenações episcopais com muita alegria e fé. E rezemos pelos novos bispos auxiliares, pedindo que o Espírito Santo os faça bons pastores para a glória de Deus e o bem da Igreja.

Confiamos nossa Arquidiocese à intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São Paulo Apóstolo; e também aos santos, nossos companheiros, que viveram nesta Cidade: São José de Anchieta, Santa Paulina do Coração de Jesus Agonizante, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, Beato Padre Mariano De La Mata e à Serva de Deus, Madre Assunta Marchetti! Saúdo a todos e peço que Deus os abençoe!

cardeal_dom_odilo_pedro_scherer_media

Card. Odilo Pedro Scherer