Pesquisa aponta alta no número de católicos no mundo

A12

[dropcap]O[/dropcap] número de católicos no mundo cresceu, segundo dados da Agência Fides, que há 90 anos divulga as missões da Igreja pelo mundo. O número de pessoas que professam a fé católica representa pouco mais de um sexto de toda a população global. Em todos os continentes foram registrados um aumento no número de fiéis, menos na Europa, que apresentou uma ligeira queda. O mesmo movimento foi observado em relação aos padres e bispos pelo mundo. Já os religiosos, apresentaram queda pelo segundo ano consecutivo.

3276578550-papa-francisco-acena-para-fieis-catolicos-desde-o-balcao-da-basilica-de-sao-pedro-no-vaticanoO levantamento mostra que o número de católicos é equivalente a 1,27 bilhão de pessoas, com um aumento 18,3 milhões, em relação ao ano anterior. O aumento é constatado em todos os continentes, com exceção da Europa, e é maior, na África, com 8,5 milhões, e na América, com 6,6 milhões, seguidas pela Ásia, 3,0 milhões, e na Oceania, 208 mil. A Europa registrou queda de 57 mil fiéis.

A pesquisa apresentou ainda um crescimento de 64 novos bispos. O número de sacerdotes também registrou aumento, com um saldo de 444 padres, em relação ao ano precedente, e já somam 415 mil. Nesse cenário, a diminuição mais consistente se registra novamente na Europa com diminuição de 2,5 mil e, de modo menor, na América, com menos 123, e na Oceania, com menos 86 padres. Já a África e a Ásia registraram um aumento de aproximadamente 1 mil e 2 mil, respectivamente.

Os sacerdotes diocesanos somam 281 mil, com aumentos na África, na América e na Ásia, com redução na Europa e na Oceania, onde o número de padres religiosos foi reduzido em 321, representando um terço dessa parcela.

Os religiosos não sacerdotes somam mais de 54 mil, com diminuição de 654 membros. Os dados também mostram a tendência à redução global das religiosas, este ano ainda maior do que no ano passado, com queda de 10 mil. Ao todo, o número de religiosas e religiosos pelo mundo somam quase 683 mil.

No campo da instrução e da educação, a Igreja administra no mundo 73 mil escolas maternais, frequentadas por 7 milhões crianças; 96 mil escolas de ensino fundamental com 33 milhões de alunos; 46 mil institutos de educação secundária, com 19 milhões estudantes. Acompanha ainda 2,4 milhões de alunos de escolas superiores e 2,7 milhões estudantes universitários.

Os institutos de beneficência administrados pela Igreja no mundo incluem: 5 mil hospitais, 15 mil casas para idosos, 9 mil orfanatos, 14 mil consultórios matrimoniais, 3 mil centros de educação ou reeducação social e outras 65 mil entidades.

Anualmente, a Agência Fides apresenta algumas estatísticas com o fim de oferecer um quadro panorâmico da Igreja no mundo. Os dados foram extraídos do último Anuário Estatístico da Igrejae se referem a membros da Igreja, estruturas pastorais, atividades nos campos médico, assistencial e educativo.