Notícias da Diocese › 14/07/2015

Representantes da diocese participam de escola de Atualização Catequética

O auditório do Espaço Anhanguera, em São Paulo, recebeu, de 7 a 10 de julho, a Escola de Atualização Catequética do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, promovido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética no regional, teve o objetivo de fortalecer a formação bíblico-catequética das equipes diocesanas, estimulando a dedicação na formação de novos catequistas e discípulos missionários, e ainda desenvolver nos catequistas as habilidades e competências necessárias ao bom desenvolvimento do seu ministério catequético.

De acordo com o bispo de Limeira (SP) e presidente da Comissão Regional para Animação Bíblico-Catequética, dom Vilson Dias de Oliveira, “o processo da escola de atualização, perpassa os seguintes eixos, entre eles, o caminho da interpretação da Palavra; ética e moral cristã; planejamento catequético; eucaristia, fonte de vida e missão; entre outros”.

Durante os quatro dias de atividades, os participantes também refletiram sobre os temas: “Catequese e liturgia: a fé transmitida e celebrada”, abordado pelo professor e padre Luís Baronto; “Jesus Cristo nos escritos Joaninos”, pelo professor Mauro Strabelli; “Catequese formadora de discípulos missionários”, pela professora Abadias Pereira.

Os presentes também participaram da oficina “Catequese com estilo Catecumenal, refletindo sobre o Batismo”, orientada pelo professor e padre Marcelo Machado; e o estudo do tema “Eclesiologia: comunidade de comunidades”, tratada pelo professor e padre Nei Pretto, sobre o Documento 100 da CNBB.

A Escola de Atualização Catequética recebeu um total de 100 participantes, a maioria leigos, mas com a participação de sete presbíteros, quatro religiosas e dois diáconos. O bispo de Limeira (SP) e presidente da comissão bíblico-catequética do regional, dom Vilson Dias de Oliveira, acompanhou os trabalhos.