Notícias da Diocese › 23/10/2017

São José dos Campos no caminho da Santidade

Quando uma criança vem ao mundo, vem dizer-nos, segundo o poeta Kipling, que Deus ainda não se enfarou dos homens. E quando nasce um santo, ele quer dizer-nos mais. Vem dizer que Deus, apesar de tudo, está presenteando a humanidade.

E quando em nossa Diocese faz florescer testemunhos de santidade, o quer será que Ele pretende nos dizer? Que recado Ele quer deixar para nós suscitando três candidatos aos altares? Na Diocese de São José dos Campos, três causas de beatificação estão em andamento: Padre Rodolfo Komorek, já venerável; Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, também venerável; e o leigo, servo de Deus Franz de Castro Holzwarth.

O Jornal Expressão, órgão oficial da Diocese de São José dos Campos e site da diocese, irão divulgar mais amplamente informações sobre nossos santos para que tenhamos mais confiança na intercessão deles, pedindo graças e a beatificação de cada um.

Quantas pessoas saciam a sede de vida eterna na fonte dos santos, bebendo de suas palavras, de seus exemplos, de suas preces! Valorizemos os nossos santos. Graças e milagres acontecem quando são solicitados e quando há fé. Então, vamos primeiro conhecê-los melhor, divulgá-los, pois, se não forem conhecidos, não se reza, e, sem oração, nada acontece.

Franz de Castro Holzwarth

FRANZRecordemos rapidamente quem foi aquele que desejamos ver um dia como Santo da Igreja Católica Apostólica Romana.

Franz de Castro Holzwarth era o filho mais velho do casal Franz Holzwarth e Dinorah de Castro Holzwarth. Nasceu em Barra do Piraí – RJ, aos 18 de maio de 1942. Em 10 de agosto do mesmo ano foi batizado, na Igreja de São Benedito e com 08 anos recebeu a 1ª Eucaristia, na Igreja de Santa Teresinha. Começava assim, na vida do pequeno Franz a história de um grande cristão.

Aos 14 anos começou a trabalhar e em 1963, iniciou o curso de Direito na Fundação Valeparaibana de Ensino, em São José dos Campos. Residiu e trabalhou inicialmente em Jacareí e, mais tarde, passou a residir e trabalhar, pastoralmente em São José dos Campos, onde, em 1973, ingressou na APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Desde então, seus esforços, o seu tempo e tudo em sua vida foi dedicado a esse apostolado.

Consumiu sua vida neste serviço até o ano de 1981, quando, no dia 14 de fevereiro, enquanto tentava evitar o derramamento de sangue durante uma rebelião de presos na cadeia pública de Jacareí, foi barbaramente assassinado. A partir desse fato, sua história ganhou novo matiz, tornando-o conhecido popularmente como mártir da Pastoral Carcerária. Devido a isso e atendendo a solicitação daqueles que conheceram de perto a vida e o apostolado de Franz de Castro, a Diocese de São José dos Campos, iniciou no dia 06 de março de 2009, o Processo de Canonização deste Servo de Deus. Como parte do processo, aconteceu, no dia 12 de novembro de 2010 a trasladação dos restos mortais de Franz de Castro para a cidade de São José dos Campos, com sua entronização na Igreja Matriz de São José, no dia 17 de novembro onde repousa aguardando a decisão da Igreja quanto à sua santidade postulada como exemplar para todos os demais cristãos.

Após um ano e nove meses de trabalho, a Diocese de São José dos Campos enviou para a Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, a documentação levantada sobre o Servo de Deus Franz de Castro Holzwarth, cujo Processo para investigação da fama de martírio foi aberto em 6 de março de 2009. A sessão de encerramento aconteceu no dia 22 de dezembro, no Seminário Diocesano, em São José dos Campos, com a participação de Padre Paolo Lombardo, membro da Congregação para a Causa dos Santos e do Postulador Dr. Paolo Vilotta.

[divider]

Oração

Senhor, nosso Deus, que inspirastes o vosso servo Franz de Castro Holzwarth a uma total dedicação de amor aos encarcerados, ao ponto de derramar o próprio sangue em favor da causa dos mesmos, nós vos pedimos que, se for de vossa vontade, Franz de Castro seja um dia glorificado pela vossa Igreja e, por sua intercessão, possamos receber a graça de que tanto precisamos e que vos pedimos com fé… (pedir a graça). Fortalecei-nos, ó Senhor, na vivência do amor ao próximo e abençoai a todos que se dedicam à Pastoral Carcerária. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Pede-se que as graças alcançadas pela intercessão do Servo de Deus Franz de Castro sejam comunicadas à Cúria Diocesana de São José dos Campos – Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jardim São Dimas, São José dos Campos/SP – 12245-440.