Notícias da Diocese › 27/04/2016

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2016

De 9 a 13 de maio de 2016

Queridos irmãos e irmãs, mais uma vez ao nos aproximar do ápice do Tempo Pascal, que é a celebração de Pentecostes, temos a ocasião de celebrar a unidade dos cristãos, cujo fundamento é a única e mesma graça batismal.

Nós cristãos de São José dos Campos e Jacareí nos reuniremos de 09 a 13 de maio em diferentes regiões. Vamos, todos, participar!

O texto de reflexão foi organizado de forma ecumênica, por um grupo de Igrejas do país da Letônia, evangelizada no século X por missionários ortodoxos. Atualmente a Letônia se encontra numa encruzilhada de regiões luteranas, católicas e ortodoxas. No período comunista, os cristãos testemunharam o Evangelho juntos – e isso até o martírio. Na lista dos mártires se encontram ortodoxos, luteranos, batistas e católicos. Suportaram a tortura e o exílio; morreram por causa da sua fé em Cristo.

Os cristãos da Letônia nos propõem, este ano, o texto de 1Pd 2,9 “Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor”, reafirmando assim a graça comum do sacramento do Batismo, que nos enxertou em Cristo e nos inseriu em seu Corpo Místico, que é a Igreja. Sugerem, ainda, a utilização dos símbolos bíblicos da vela, do sal e do pão nesta Semana de Oração.

Depois de termos vivido intensamente a 4ª edição ecumênica da Campanha da Fraternidade, somos agora convidados a orar juntos pelo dom da unidade, conforme o pedido de Jesus: “Que todos sejam um!” (Jo 17).

Dia 09 de maio (segunda-feira) – Catedral São Dimas (SJC) – 19h30
Tema: “Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor”
Responsáveis: RPs 1 e 2

Dia 10 de maio (terça-feira) – Santuário do Carmo (Jacareí) – 19h30
Tema: “Chamados a ser mensageiros da alegria”
Responsáveis: RPs. 6 e 7

Dia 11 de maio (quarta-feira) – Igreja Luterana (Jd. Satélite) – 19h30
Tema: “Um povo de sacerdotes chamados a proclamar o Evangelho”.
Responsável: RP 5

Dia 12 de maio (quinta-feira) – Paróquia N. Sra. Soledade (SJC) – 19h30
Tema: “Corações que queimam para a unidade”
Responsável: RP 4

Dia 13 de maio (sexta-feira) – Capela N. Sra. Auxiliadora (Jd. Augusta) – 19h30
Tema: “O testemunho fraterno”
Responsável: RP 3

Desde já nossos sinceros agradecimentos aos padres e pastores, à Comissão Diocesana do Diálogo Ecumênico, às equipes litúrgicas locais e a Dom Cesar, nosso Bispo Diocesano, que participará conosco da Celebração de Abertura da Semana.

Neste Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, vamos intensificar nossos esforços e adesão à causa ecumênica, um dos pilares do Concílio Vaticano II.

Fraternalmente,

Pe. Sebastião Cesar Barbosa