Notícias da Diocese › 15/04/2013

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

“O que Deus exige de nós?”

[dropcap]A[/dropcap] Semana de Oração pela Unidade é um evento ecumênico anual que congrega o maior número de cristãos em todas as partes do mundo. Em 1935, na França, o Pe. Paul Conturier ensinava a “orar pela unidade tal qual Cristo deseja, com os meios que Ele deseja”.

Em sua Encíclica Ut unum sint, João Paulo II, com base no Decreto Unitatis Redintegratio, afirma a primazia do ecumenismo espiritual: “No caminho ecumênico para a unidade, a primazia pertence, sem dúvida, a “oração comum”, à união orante daqueles que se congregam à volta do próprio Cristo” (cf. UUS nº 22). Quando os cristãos rezam juntos a meta da unidade fica mais próxima! De fato, a oração é a alma do movimento ecumênico.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que se celebra no mês de Janeiro de 18 a 25 no hemisfério norte ou, entre a Ascensão e Pentecostes, no hemisfério sul – Brasil, tornou-se uma tradição difusa e consolidada.

Suas origens remontam ao Papa Leão XIII (1894) que encorajava a prática da “Oitava de Oração pela Unidade” no contexto de Pentecostes. No início do século XX (1908) o Pe. Paul Wattson da Igreja Anglicana teve a iniciativa de instituir a “Oitava pela Unidade da Igreja” em janeiro, motivado pelas festas litúrgicas da Cátedra de São Pedro e Conversão de São Paulo.

Desde 1968 a Semana de Oração é celebrada com textos elaborados em colaboração entre o Conselho Mundial de Igrejas e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a partir de textos elaborados por um grupo ecumênico local.

Este ano, o lema escolhido é tirado de Miquéias 6,6-8: “O que Deus exige de nós?”, elaborado pelo Movimento de Estudantes cristãos da Índia, na comemoração de seu centenário.

O texto bíblico (Mq 6,6-8), tomado por base, é um forte apelo à justiça e à paz, pois a história necessita e exige uma forte referência ética. A fé ganha ou perde seu sentido na medida de sua relação com a justiça.

Os oito subtemas são ligados à metáfora do “caminho”, que indica o discipulado cristão. Referem-se a várias dimensões de um autêntico discipulado, que segue pela senda da justiça, onde está a vida (cf. Pv 12,28ª). Estão, assim, elencados:

[box_dark]1º Dia: Caminhando nas conversas (mística do diálogo);
2º Dia: Caminhando com o corpo ferido de Cristo;
3º Dia: Caminhando para a liberdade;
4º Dia: Caminhando como filhos da terra;
5º Dia: Caminhando como amigos de Jesus;
6º Dia: Caminhando além das barreiras;
7º Dia: Caminhando em solidariedade;
8º Dia: Caminhando em celebração.[/box_dark]

O que Deus requer de nós hoje é que andemos no caminho da justiça, da compaixão e da humildade. Esse caminho de discipulado envolve trilhar o caminho estreito do Reino de Deus e não as estradas dos impérios de hoje.

[box_light]

Em nossa Diocese esta grande e mais envolvente ação ecumênica será realizada de 13 a 17 de maio, às 19h30 nas seguintes igrejas:

Dia 13 de maio (2ª-feira) –  Abertura da Semana de Oração (Dom Moacir Silva e Pr. Marcos Ziemann –  IECLB) na Igreja Nossa Senhora das Graças – Vila Maria RPs I e III.

Dia 14 de maio (3ª-feira) – Celebração Ecumênica na Matriz do Coração Eucarístico de Jesus – Novo Horizonte RP IV

Dia 15 de maio (4ª-feira) – Celebração Ecumênica na Paróquia Luterana do Vale do Paraíba, situada à Rua Mário Alves de Almeida, nº 175, Jd. Satélite – fone: 3207-4398. – RP V

Dia 16 de maio (5ª-feira) – Celebração Ecumênica na Matriz da Paróquia São Benedito do Alto da Ponte – RP II

Dia 17 de maio (6ª-feira) – Celebração de Encerramento na Matriz da Paróquia São João Batista, em Jacareí (RPs VI e VII).

[/box_light]

Os textos do subsídio, que no Brasil, são traduzidos e oferecidos as Igrejas Cristãs pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), – que consta de cinco Igrejas-membro: Anglicana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Siriana Ortodoxa, Presbiteriana Unida e Católica, – podem ser utilizados de diferentes modos:Celebrações com cristãos de diferentes Igrejas; Celebrações litúrgicas de cada Igreja inserindo os textos bíblicos e as orações propostas; Círculos bíblicos ecumênicos ou não; Orações particulares.

A todos uma proveitosa e abençoada Semana de Oração!

Padre Sebastião Cesar Barbosa
Assessor da Comissão de Ecumenismo e Diálogo Interreligioso