Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 20/11/2015

Seminário sobre escassez hídrica reúne especialistas em São José

Mais de 200 pessoas participaram do 2º Seminário Regional – Desafios e Ameaças da Escassez Hídrica para o Vale do Paraíba, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, nessa quinta-feira (19). O evento teve painéis e debates com a participação de especialistas de órgãos ligados à gestão hídrica e preservação ambiental.

O seminário foi promovido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp (ICT/Unesp) em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parque Tecnológico e Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos. Padre Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral, participou do evento, acompanhado de senhor Edson Fujita, membro da Comissão Socioambiental.

O especialista em Gestão de Recursos Hídricos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Edilson de Paula Andrade, apresentou uma análise do sistema Paraíba, a situação atual dos níveis das represas da região e as perspectivas a médio prazo.

O secretário de meio ambiente de Igaratá, Juarez Domingues de Vasconcellos, falou sobre a transposição das águas do Paraíba do Sul, pontuando que os estudos apresentados consideraram apenas o impacto local das obras e deixaram de fornecer uma análise aprofundada dos impactos na bacia ao longo do Vale do Paraíba.

Alexandra Andrade, do Instituto Oikos de Agroecologia, falou sobre a experiência de programas de Pagamento por Serviços Ambientais e as oportunidades para o Vale do Paraíba. Já Fernando Lourenço de Oliveira, superintendente regional da SABESP, destacou a importância da redução do desperdício e do reuso da água para enfrentamento da crise e falou sobre os investimentos do órgão na região.

O professor de hidrologia da Unesp, Mateus Vila Nova, elogiou a participação dos estudantes de engenharia ambiental. “Eu achei este evento fundamental para que os estudantes percebam a aplicação de vários conceitos e que eles têm um campo de atuação novo e promissor pela frente e que trará um benefício social. Tivemos um debate bem diversificado que permitiu ter uma visão técnica e também crítica do cenário de escassez”, declarou.

“Foram destacados muitos pontos importantes sobre a crise hídrica e esse debate com a sociedade é importante porque a mídia não dá conta dessas informações. Acho que seria importante se conseguíssemos a partir de um evento como esse uma carta de compromissos dos órgãos envolvidos”, destacou o estudante universitário Daniel Guimarães.

“Essas discussões públicas são essenciais pois atingem não apenas os técnicos, mas alunos e a comunidade interessada em enfrentar o problema e em pensar junto soluções. A tecnologia é importante, muito se discute em modernizar os sistemas de captação e distribuição, mas se não pensarmos a longo prazo e criarmos condições para a conservação dos florestal dos mananciais, do solo, da biodiversidade, vai faltar a água na fonte”, apontou Alexandra Andrade do Instituto Oikos.

O Seminário marcou mais uma vez a parceria firmada entre Secretaria de Meio Ambiente, Unesp e Diocese de São José dos Campos para apoiar ações que levem esclarecimento à população sobre a crise hídrica. Desde o início do ano foram promovidas ações como seminários, mobilizações e vídeos educativos divulgados na internet.

| Priscila Veiga Vinhas
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura de São José dos Campos (SP)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.