Notícias da Diocese

8 de julho de 2017

Seminaristas participam do Congresso Missionário em Aparecida

O COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas), do Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB realizou de 30 de junho a 4 de julho o III Congresso Missionário, na cidade de Aparecida.

Aproximadamente 150 seminaristas estiveram em Aparecida durante os dias do congresso e nossa diocese esteve representada e foi reconhecida como uma Igreja viva e missionária, segundo os seminaristas participantes. Os seminaristas Natanael e Pedro, do Propedêutico, Rômulo e Vinicius da Filosofia foram os representantes da Diocese.

Os Congressos Missionários de Seminaristas têm por objetivo fomentar a consciência missionária nos seminários e casas de formação, sendo organizados pelas Pontifícias Obras Missionárias, a instituição principal e específica para a educação a um espírito universal e missionário, e para a comunhão e colaboração entre as Igrejas, a serviço do anúncio do Evangelho.

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, que marca o Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, o congresso missionário teve como tema: “Presbíteros Missionários com Maria, fazendo o que Ele nos disser”. E, o lema: “Impelidos pelo Espírito para a missão”, retirado da mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

As diversas conferências e apresentações, além dos momentos de oração e celebração, aconteceram nas dependências do Seminário Missionário Bom Jesus, que sediou neste ano o evento. Os seminaristas ficaram hospedados em casas de famílias da Arquidiocese e desenvolveram atividades missionárias nas três paróquias de Aparecida (São Roque, Santo Afonso e Nossa Senhora Aparecida).

O 4º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas será realizado em Mogi das Cruzes, em 2018.

Confira o que disse o seminarista Rômulo Paula sobre o evento:

“O ‘III Congresso Missionário de Seminaristas’ foi um momento intenso de formação e atualização. As diversas atividades que aconteceram dentro da programação oficial do evento propiciaram uma grande partilha de experiências entre os congressistas.

De tudo aquilo que vi e ouvi nestes dias, posso afirmar que não se é possível formar um presbítero sem o real espírito missionário. É preciso que nós, seminaristas, tenhamos desde já está consciência missionária.

Certamente a alegria do encontro e a possibilidade de conhecer outros seminaristas, fazer novos amigos, nos torna missionários. Pois, missão não se deve resumir a somente o ‘partir para terras distantes’ e sim o abrir para o outro, ir ao encontro daqueles que estão afastados da fé, como nos pede o Papa Francisco.

Também, por meio da participação neste congresso pudemos perceber com alegria uma maior atenção a nossa formação missionária. Porém, ainda é preciso intensificar essa caminhada dentro do nosso seminário e diocese. Nesse sentido, esperamos contar com a participação de nossos irmãos seminaristas para a formação de um conselho local e na promoção de suas atividades.’

Que seja a ação missionária a opção de vida dos nossos futuros presbíteros, e o seguimento de Jesus Cristo o de cada batizado. Rezemos pelas vocações missionárias!”






CATEQUESE Ano Mariano

  1. Noemia Carvalho

    Muito bem! Deus conta com vocês queridos Seminaristas! ” Ide por todo mundo pregai o Evangelho, a justiça e a paz. Falai em meu Nome sem medo, estarei convosco, não vos deixarei”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *