Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Vídeos › 06/03/2015

Série “Entendendo a Crise Hídrica”

O uso consciente da água é o assunto que está sendo discutido pela Campanha da Fraternidade na Diocese de São José dos Campos-SP. A coordenação diocesana da CF escolheu tratar sobre a água por conta dos problemas que a sociedade brasileira está enfrentando com a crise hídrica, especialmente no estado de São Paulo.

Durante a quaresma, vídeos com entrevistas com diversos especialistas ajudarão à comunidade a refletir sobre a questão. “Como o tema deste ano é abrangente, destacamos uma problemática atual para refletir. Queremos estimular as ações sobre o uso consciente da água, auxiliando a sociedade à exercer seu protagonismo, como agente transformador”, explicou Luigi Bertoncini, coordenador diocesano da CF.

Assista aos vídeos sobre a crise hídrica, produzidos pela Diocese.

Vídeo 1 – Seca Conceito, principais causas e impactos na região

[divider]

Vídeo 2 – Os recursos hídricos da região do Vale do Paraíba

[divider]

Vídeo 3 – Medidas de Controle

[divider]

Vídeo 4 – Entendendo a Transposição do Rio Paraíba

[divider]

Vídeo 5 – Segurança Hídrica

2 Comentários para “Série “Entendendo a Crise Hídrica””

  1. Marcos Aquino disse:

    A administração pública peca muito no que diz respeito a planejamento, controle do desmatamento, reflorestamento e na permissividade com empresas distribuidoras de água.
    Aliado a isso as empresas distribuidoras de água prestam um serviço de baixa eficiência, causando grande desperdício,
    A conscientização e a economia doméstica de água têm pouco significado frente aos problemas estruturais que envolvem grandes investimentos daqueles que têm por obrigação garantir o bem estar da sociedade.

  2. Wanderson Teodoro disse:

    Me assusta a forma como essa crise vem sendo tratada e principalmente as “soluções” apresentadas. O problema foi construído a partir de nosso modelo de desenvolvimento predatório, que tem destruído nossos mananciais e tornado nossos rios em um escoadouro de dejetos. A crise hídrica tem sido tratada como um problema de ordem técnica, onde a construção de mais reservatórios ou a transposição de rios são a solução (ou parte do problema). Nas campanhas educacionais o que vemos é uma enxurrada de comportamentos “ecologicamente corretos” que a população deve adotar com a intenção de economizar água. Pouca discussão tem sido dada a maneira como nós, “sociedade civilizada”, temos cuidado (ou descuidado) do meio em que habitamos onde a crise hídrica talvez seja reflexo de uma crise muito maior…

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.