Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 17/11/2014

Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos comemora Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos vai comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, com uma programação especial. Nesse dia, os doadores de sangue, que anonimamente salvam vidas em nossa região, serão recebidos com tapete vermelho, decoração especial e terão suas fotos postadas na página do Facebook da instituição.  A comemoração do Dia do Doador se estenderá durante toda a semana, de 24 a 28 de novembro.

O Dia do Doador foi criado para homenagear e agradecer os cidadãos que ajudam a salvar vidas por meio da doação de sangue e também para despertar a atenção da população para o importante gesto da doação.

Responsável pelo atendimento aos principais hospitais de São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba, parte de Caçapava e de Taubaté, o Serviço de Hemoterapia recebe, em média, 100 doadores por dia e realiza cerca de 3 mil transfusões de sangue por mês.

De acordo com o responsável pelo setor de Captação de Doadores do Serviço de Hemoterapia, Paulo Pontes, “a semana de comemoração é um período importante para banco de sangue assegurar os estoques para as festas de final de ano quando cai o número de doadores e aumenta o número de acidentes”, explica. Para garantir um atendimento de qualidade para os doadores, o Serviço atenderá durante a semana comemorativa 140 pessoas por dia.

Homenagem

O altruísmo dos doadores de sangue também será reconhecido pelas Câmaras Municipais de São José dos Campos (25/11, às 17h30) e de Jacareí (26/11, às 14h) por meio da homenagem a 10 doadores do Serviço de Hemoterapia. Entre eles estarão Vanderlúcio Rosa da Silva e Lauro Cardoso, de Jacareí, que são vizinhos e sempre doam juntos. O campeão de doações de plaquetas, José Luiz Batista, que já doou mais de 100 vezes, também será homenageado este ano.

O Serviço

O Serviço de Hemoterapia de São José dos Campos conta atualmente com um cadastro de 161 mil doadores de sangue. A instituição atende mais de 30 hospitais da região, entre eles o Hospital Municipal de São José dos Campos.

Atualmente, 62% dos doadores de sangue são voluntários, ou seja, doam espontaneamente sem que haja um parente ou amigo precisando de sangue e 50% retornam para uma nova doação no prazo de até 1 ano. 70% dos doadores são homens e 30% mulheres. A faixa etária que mais doa está entre os 18 e 29 anos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que entre 3% e 5% da população doe sangue regularmente para suprir a necessidade de transfusões. No Brasil, no entanto, menos de 2% da população doa regularmente.

 

[box_light]

Quem pode doar

– Pessoas saudáveis
– Entre 16 e 69 anos
-Homens devem ter mais de 50 kg e mulheres mais de 55 kg.
– Apresentar documento oficial com foto como Carteira de Identidade
– Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos como leite, ovos, frituras e frios 3 horas antes de doar
– Ter repousado por, no mínimo, 6 horas.

 

O Serviço de Hemoterapia fica à Rua Antonio Saes, 425 – Centro (ao lado da Santa Casa). Funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Telefone: 12 3519.3766.

[/box_light]

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.