Notícias da Diocese › 22/09/2015

Sub-Região Aparecida realiza XI Assembleia

“Uma Igreja em Saída” – com este tema, os bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e lideranças das dioceses de São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Caraguatatuba e Arquidiocese de Aparecida estiveram reunidos no Seminário Santa Teresinha, em São José dos Campos para a sua XI Assembleia de Pastoral. O evento aconteceu no dia 19 de setembro, das 8h às 15h, começando com a Santa Missa. Na programação, aconteceram palestras, trabalhos em grupos e apresentação da síntese de prioridades para a ação evangelizadora.

Dom Cesar Teixeira, bispo diocesano de São José dos Campos deu as boas vindas aos participantes e saudou os bispos presentes. Em suas palavras na abertura da Assembleia, o presidente da Sub Região Aparecida, dom João Inácio Müller, bispo de Lorena, disse que “no centro da assembleia está a Palavra do Senhor, a presença do nosso Deus.” E dirigindo-se aos participantes afirmou: “Aqui tem muita mãe, muito pai de família, que vive a fé no dia-a-dia de maneira muito especial lá em sua casa. E dentre vocês há muitas pessoas que trabalham no magistério. Então, são os locais, os lugares, os aerópagos diários, onde devemos vivenciar o dom que nós recebemos que é o dom do batismo, o dom do Senhor para nossa fé.”

Padre Djalma Lopes Siqueira, vigário geral da diocese e mestre em Missiologia pelo Instituto Teológico da América Latina, discorreu sobre o tema central a fim de dar suporte para os trabalhos em grupos. Padre Djalma citou as Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil, atualizada pelos bispos do Brasil na última Assembleia, e elencou critérios para uma “Igreja em missão, uma Igreja em saída”. A conversão pastoral de leigos e leigos, o estado de missão permanente foram alguns pontos aprofundados por ele. “Precisamos sair de uma pastoral de conservação para uma pastoral missionária”, apontou como necessidade apresentada na Evangelii Gaudium pelo Papa Francisco. Também o Documento de Aparecida foi utilizado para aprofundar o aprendizado sobre a missionariedade da Igreja. Em seguida, apresentou o livreto com o Projeto Missionário para estudo e aprofundamento.

Os coordenadores diocesanos de pastorais das cinco dioceses foram divididos em grupos e partilharam sobre o que foi colocado. A partir do conteúdo apresentado, à luz dos documentos da Igreja, pelo padre Djalma, os participantes foram questionados “como (o conteúdo apresentado) pode enriquecer a ação evangelizadora das nossas dioceses e paróquias?” Após a partilha nos grupos foram apresentados cinco pontos para serem trabalhados: “Acolhida, Querigma, discipulado missionário, pequenas comunidades e pastoral de conjunto”.

Os cinco bispos da província estavam presentes. Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, dom José Carlos Chacorowski, de Caraguatatuba e pela primeira vez, os novos bispos diocesanos, dom João Inácio Müller, de Lorena, dom Wilson Angotti, de Taubaté e dom Cesar Teixeira, de São José dos Campos.  “Como é bom, num âmbito maior, que nossas paróquias e dioceses possam olhar um horizonte mais largo e enxergar mais além. Parecem ser tão complicadas as nossas realidades, mas sempre vejo o quanto é bom partilhar esperanças e sonhos, ” avaliou dom José Carlos ao final da Assembleia.