Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Artigos › 15/02/2016

Um tempo para pensar!

Alguém já disse: “Se não existisse esse tempo da quaresma, teria que ser inventado”. É interessante ter, durante o ano, um tempo para um recolhimento maior, para uma introspecção, para um repensar a vida. Outra coisa interessante, começar a quaresma com o gesto de imposição de cinzas, para recordar o pó que somos e que nos tornaremos, em meio a uma sociedade que busca o aparecer, a fama, os big-brothers da vida…

Deus nos chama, como um dia chamou o profeta Jeremias, a olhar o trabalho do homem que modela o barro, do oleiro, e a observar como cada vaso é modelado. Assim, Ele quer nos modelar, nos refazer, nos recriar. Para Deus essa obra não é impossível. Tornar-se novo, deixar-se modelar (cf. Jeremias 18).

É comum ouvir de alguém: “não pensei pra falar”, “agi por impulso”, “agora não dá pra voltar”… Como seria bom que tivesse pensado, que não tivesse agido, que desse tempo de retornar… Pois bem, façamos desse tempo um tempo de exercícios de humanidade. Isso vale para a vida conjugal, familiar, para os relacionamentos em geral, para a vida em grupo, enfim, vale para a Vida! Coloquei Vida com letra maiúscula de propósito, pois a Vida tem que ser vivida de maneira grandiosa. Somos obras primas, obras únicas e irrepetíveis. Carregamos marcas do divino, marcas do eterno em nós!

Uma verdade universal: todos morreremos! Mas seria verdade universal que todos vivem? Tem gente que passa pela vida, mas não mergulha no viver, no que a vida significa de verdade. Tem gente que fica à margem da vida, não percebe a essência do ser e do agir. A Vida é uma trama de relações. Os relacionamentos nos constroem, nos fazem, nos reinventam. É preciso estar de bem consigo, com os outros e com o Transcendente (dimensão espiritual).

Nos escritos da Idade Média encontramos o seguinte pensamento: “Não o que você é, não o que você já foi, mas está nas mãos de um Deus misericordioso o que você deseja ser!” Que bom pensar assim e viver assim! Aquele que nos criou e pensou em nós, confia no nosso vir-a-ser! Aproveite esse tempo pra pensar e repensar, fazer-se e refazer-se, você pode ser melhor.

Cito aqui os exercícios para se reinventar. O primeiro: buscar um equilíbrio interior (aqui o sentido de todo tipo de sacrifício e penitência). A busca de equilíbrio interior demonstra o amor a si, o querer construir-se, edificar-se. Você pode ser melhor!
Outro exercício: o sair de si constantemente. Fazer o bem faz bem, já virou chavão, mas é isso aí! Gastar e desgastar-se pelo bem dos outros. Dentro de casa, entre marido e mulher, pais e filhos, entre irmãos e no dia a dia com os que fazem parte de nossa história. Faça desse tempo, um tempo de caridade. Há sempre alguém precisando de nós! Por fim, busque a Deus. Tenha fé! Tenha tempos de reflexão e de oração. Exercite falar com o Criador, que é Pai, que ama você! A gente só é amigo da pessoa com a qual a gente conversa de verdade. Assim também com Deus! Não seja Ele um desconhecido seu, mas seja um Amigo!

No mais, é bom recordar nesse tempo especial de reflexão, o que o Papa Francisco por ocasião do lançamento de 2016 como Ano da Misericórdia: “Nossas comunidades devem ser oásis de misericórdia, num mundo marcado por tanta indiferença!”
Mergulhados na misericórdia de Deus, sejamos por nossa vez, lugares de misericórdia para quem convive conosco. Construa, através de suas relações, um mundo mais humano, mais pleno de Amor! No que depender de você, que a vida aconteça com todo o seu dinamismo e força, com todo o seu encanto e emoção! Mãos à obra!

Você vai perceber o que as cinzas significaram no início da caminhada. Do pó, do barro, um dia, fomos feitos, e podemos ser refeitos a qualquer hora. Basta nos disponibilizarmos aos exercícios que têm o poder de nos recriar!
Se esse tempo de quarentena não existisse, teria mesmo que ser inventado!

Pe. Rinaldo Roberto de Rezende
Pároco da Catedral de São Dimas

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.