Palavra do Pastor › 04/08/2014

Vocações

Com alegria celebramos, neste mês de agosto, a realidade das vocações na vida das pessoas e na vida da Igreja. E a cada semana vamos lembrando uma vocação de especial consagração:

1. A vocação do ministro ordenado (padres e diáconos). Como não agradecer a Deus o trabalho de nossos queridos padres e diáconos. Eles são a imagem de Jesus Cristo Sacerdote e servidor. Rezemos pela felicidade de nossos presbíteros e por sua fidelidade na missão assumida diante de Deus e da Igreja, no serviço ao Povo e ao Reino. Nossa Diocese precisa de muitos padres e diáconos. Muitos novos padres que venham de nossas famílias e de nossas comunidades. Vamos convidar EXPLÍCITAMENTE, como fez Jesus com os Apóstolos, os jovens de nossas paróquias para que possam fazer a experiência de vida, no seguimento do Senhor, como padres, a serviço do povo de Deus.

2. A vocação da Família, a vocação do Pai e da Mãe, filhos e filhas no contexto do amor. A experiência do amor é algo fundamental na vida de uma pessoa. Normalmente quem não é amado, não ama, ou tem dificuldades de amar. E o anseio profundo do coração humano é o amor. Por isso temos inscrito, no fundo de nossa alma e de nosso coração, a necessidade de amar e sermos amados. Não é por nada que São João nos diz: “DEUS É AMOR”. E São Paulo afirma: “tudo vai passar: as profecias, a fé, a esperança. SÓ O AMOR HÁ DE PERMANECER”. Claro, porque um dia estaremos todos, face a face, diante de Deus que é o Amor absoluto e inextinguível. E a experiência do amor, que vamos fazendo em nossas vidas, vai sendo reflexo da presença do Amor de Deus que habita em nós. E o amor conjugal é um dos exemplos mais fortes que a Sagrada Escritura nos apresenta para que entendamos a força e a profundidade do Amor de Deus. O Papa Francisco em sua exortação apostólica “Evangelii Gaudium” quando fala da Família, nos diz: “A família atravessa uma crise cultural profunda, como todas as comunidades e vínculos sociais… O matrimônio tende a ser visto como mera forma de gratificação afetiva, que se pode constituir de qualquer maneira e modificar-se de acordo com a sensibilidade de cada um…” (EV, 66) . É um desafio para o tempo presente e para o futuro. Que possamos reforçar, em nossas Famílias, os laços do amor. Daquele amor que lembra o AMOR INCOMENSURÁVEL DE DEUS por suas criaturas e por isso é fecundo, profundo, restaurador da vida e da esperança, propositor de atitudes de esperança, perdão, conforto e fé.

3. A Vocação Religiosa de consagrados e consagradas. Que maravilha podermos contar em nossa Igreja com pessoas, homens e mulheres, que decidiram entregar completamente suas vidas, para testemunhar Jesus e o seu projeto de vida, seguindo mais de perto o seu exemplo na obediência, castidade e pobreza. Façamos aos jovens a proposta da Vida Religiosa e Consagrada para que eles possam viver, na alegria, o testemunho de Jesus e de seu Evangelho.

4. A Vocação do Catequista. Parabéns aos milhares de catequistas de nossa Diocese. Que graça de Deus poder contar com vocês na obra do Anúncio do Querigma, na Evangelização e na Educação da Fé de tantos batizados. Aprofundar e testemunhar a Fé é o desafio para cada catequista e para cada pessoa que se colocou no caminho de ser discípulo missionário de Jesus. Obrigado e vamos em frente, com coragem e alegria, construindo a Igreja que é de Deus.

Que Deus vos abençoe e vos guarde e derrame sobre todos e todas o seu amor de Pai, rico em misericórdia.

dom_cesar_teixeira_SDB

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB